Inglês Português

O que é Alergia?

Pode ser definida como um tipo de reação imunológica do organismo quando em contato com substâncias estranhas, também chamadas antígenos. Não é uma doença! É uma característica geneticamente herdada, através de gerações, que de acordo com sua intensidade é capaz de provocar doenças alérgicas.


Alergia Doméstica:

O perigo está mais perto do que você imagina!

O pó domicilar é o principal desencadeante das crises de alergia respiratória. A casa deve ser limpa todos os dias com aspirador de pó, seguido de pelo pano úmido, evitando espanador ou vassouras (exceto vassouras tipo "feiticeira"ou "mágica").


Os antígenos (substâncias estranhas ao organismo) mais comuns são:


Alergias mais Comuns:

Asma ou bronquite alérgica

De maneira geral, se caracteriza pela dificuldade em respirar. As causas mais freqüentes da crise asmática alérgica são os inalantes domiciliares (os ácaros, poeira da casa, mofo, pólen, etc.). Pode-se considerar como agravantes dessas crises as gripes ou resfriados, medo ou angústia originados por desgostos familiares, frio, vento, chuva, corrida intensa sem orientação, perfumes fortes, fumaça (principalmente de cigarro), ambientes contaminados por produtos químicos. Os pacientes, antes do ataque de asma, apresentam tosse freqüente, cansaço, chieira, crises de espirros, coceira no nariz e secreção transparente abundante. A asma se cura principalmente com medidas preventivas, que evitam complicações mais sérias. Esportes mais recomendados: natação, ciclismo, pingue-pongue, futebol, voleibol, basquetebol e tênis.


Rinite:

Pode ser definida por uma inflamação na parte interna do nariz. Se manifesta com coriza abundante, ataques de espirro, nariz entupido (como se estivesse constante resfriado ou gripado), coceira nasal e no céu da boca. O diagnóstico é obtido através de exame clínico, pelo médico. Os primeiros sintomas costumam aparecer durante a infância ou no início da idade adulta.


Conjutivite:

Inflamação da conjuntiva ocular. Se caracteriza por coceira nos olhos, inchaço das pálpebras, olhos vermelhos e aumento da secreção lacrimal.


Sinusite:

É um processo inflamatório dos seios da face. Se caracteriza por nariz entupido, dor de cabeça, catarro amarelo ou esverdeado no nariz, sensação de peso na face, febre, mau hálito e tosse. A natação não ajuda pois o cloro pode ser altamente irritante. Além do mais, na piscina respira-se pela boca e solta-se o ar pelo nariz. Não é um exercício respiratório ideal.


Eczema Atópico:

Caracterizada pela formação de pequenas lesões avermelhadas, ressecadas e com coceira intensa na pele provocadas por diferentes causas, ainda desconhecidas.Normalmente aparecem na parte interna dos cotovelos, na parte posterior dos joelhos, no pescoço, tornozelos, punhos e dorso das mãos. Pode aparecer durante os primeiros meses de vida continuando após os dois anos de idade.


Urticária:

Reação na pele caracterizada pela presença de calombos avermelhados que podem se ajuntar e formar uma placa saliente. Muitas vezes é acompanhada de intensa coceira. Podem desaparecer e reaparecer em outro local em poucas horas, sem deixar sequelas.


Eczema de Contato:

Os sintomas são semelhantes aos do Eczema Atópico. Geralmente causados por substâncias como níquel, cromo, produtos de borracha e conservantes.


Alergia a Alimentos:

As crianças são geralmente mais susceptíveis. Os alimentos que mais freqüentemente causam sintomas durante a primeira infância são peixe, crustáceos, ovos, leite de vaca, frutas cítricas, amendoim e tomate. Outros alimentos podem produzir hipersensibilidade, como queijos, cervejas, vinhos e temperos. Os sintomas mais comuns são dores de estômago, vômitos, diarréia e urticária.


Alergia a Insetos:

No caso de muitas picadas ao mesmo tempo, podem aparecer, além da reação local, coceira e urticária generalizada. Em casos mais graves, comprometimento das vias aéreas, com inchaço de laringe e asma.


Alergia Ocupacional:

Surgem na vida profissional induzida por plantas, produtos químicos, metais, plásticos, borrachas, tintas e bactericidas. Atingem principalmente a pele, os olhos e as partes respiratórias. O grau depende da duração do tempo de exposição e da sensibilidade individual à substância em questão.


Tratamento:

A disciplina vem em primeiro lugar. Deve haver uma harmonia de condutas entre o médico, os familiares e o paciente. Não mude o esquema de tratamento sem trocar informação com seu médico, que existe para ajudá-lo. Não abandone um tratamento científico por um místico ou empírico. Não siga conselhos de leigos. Compareça ao consultório quando for necessário ou quando for determinado.


Siga os conselhos de seu médicos, ele é seu amigo!



Av: Pasteur 40 - Sala: 306 - Tel: (31) 3213 4333 - Belo Horizonte/MG

© 2003 Clínica de Alergia Souza Lima - Todos os direitos reservados